Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Enfermeira que sofreu piada gordofóbica será indenizada

há 3 anos

Precisamos falar de gordofobia Hospital Alemo Oswaldo Cruz

A profissional de saúde foi aconselhada a não testar uma balança, para que o objeto não quebrasse.

Um residencial para idosos deve pagar R$ 2 mil de indenização por danos morais a uma enfermeira que foi vítima de uma piada gordofóbica. A profissional de saúde foi aconselhada a não testar uma balança, para que o objeto não quebrasse.

A decisão é da 4ª turma do TRT da 4ª região ao entender que a conduta extrapolou os limites de uma simples brincadeira e provocou sentimento de humilhação perante colegas.

A enfermeira atuou no condomínio para idosos entre fevereiro e julho de 2019. A piada do chefe ocorreu, segundo ela, após uma balança apresentar problemas durante a pesagem de um morador. Ao levar o equipamento para que as pilhas fossem trocadas, o chefe disse que era para outro colega testar a balança, para que ela não quebrasse.

Ao apreciar o caso, a desembargadora Maria Silvana Rotta Tedesco, relatora, observou que uma testemunha ouvida no processo confirmou a ocorrência da piada sobre o peso da autora, feita diante de outras pessoas.

"Entende-se que a 'piada' gordofóbica proferida pelo superior hierárquico da reclamante, na frente de outros colegas, tem potencial danoso à esfera íntima da trabalhadora, certamente tendo-lhe causado sentimento de humilhação, e não apenas um aborrecimento isolado", argumentou a magistrada.

Conforme a desembargadora, é sabido que pessoas acima do peso são vítimas de preconceitos por parte da sociedade, e o ato do preposto da empregadora não contribui para que essa situação seja combatida.

"A conduta do preposto da reclamada extrapola os limites da mera brincadeira, devendo a empresa ser condenada pelo ato, como forma de evitar-se a repetição de condutas desta natureza."

O entendimento da desembargadora foi seguido por unanimidade.

Informações: TRT da 4ª região.

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 25/10/2020 07:07

Imagem : https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.hospitaloswaldocruz.org.br%2Fimprensa%2Fno...:

  • Sobre o autorTatiane Franzzini de Góes, advogada e procuradora municipal ITU
  • Publicações239
  • Seguidores24
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações124
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/enfermeira-que-sofreu-piada-gordofobica-sera-indenizada/1109775309

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)